sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A nova Soares dos Reis sem apoios


Incrível o método de trabalho e o populismo «propagandista» que este governo de Sócrates tem na defesa da Escola Pública.
Após as novas instalações da escola Artística Soares dos Reis terem sido inauguradas pelo Primeiro Ministro no início do ano lectivo, assistimos a uma profunda falta de condições materiais e humanas neste estabelecimento de ensino.
Começo por repugnar por completo a situação mais grave que se vive na Soares dos Reis, onde a principal disciplina - Projecto e Tecnologias (PT)- ainda não tem acesso às oficinas e aos espaços necessários para a realização desta disciplina específica, em virtude do bom funcionamento destas aulas. Os alunos do 12º ano vêm-se privados de poder desenvolver os seus projectos finais em PT para apresentar no final do ano lectivo, e que equivalem aos exames nacionais - dependem por completo desta nota para obter uma média que lhes dê acesso ao Ensino Superior. Os alunos do 10º ano estão também restritos em termos materiais para desenvolver e conhecer todas as temáticas e cursos que a escola oferece, sendo privados de poderem fazer uma escolha mais responsável, sabendo que no próximo ano terão de escolher um curso mais específico.
Todo o estabelecimento de ensino encontra-se ainda em obras que parecem não ter fim, onde se encerra a biblioteca durante uma semana por motivos «técnicos» e as habituais falhas de luz e problemas no sistema eléctrico são já o dia-a-dia destes alunos e professores.
A falta de funcionários nos vários andares da escola e na área da limpeza são também um profundo desinteresse deste governo em investir na Educação.
Por último, relato a falta de verbas que o Executivo desta escola tem, sabendo que os gastos de energia nestas novas instalações são cinco vezes superiores ao antigo estabelecimento, mas nem assim o Ministério da Educação reforça este apoio.

Luís Monteiro, aluno da Escola Artística Soares dos Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário