sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Semanário Transmontano

Florilégios

O que os encarregados de educação devem saber

Os encarregados de educação devem saber que é a avaliação de desempenho dos professores a mãe destas guerras.

Os encarregados de educação devem saber do ambiente escolar que os seus educandos respiram, devem saber que nenhuma pedagogia resiste ás facas abstractas e pontiagudas que os professores levam na alma, para a escola, para se defenderem ou para se atacarem, para se protegerem uns dos outros porque a escola deixou de ser um lugar aprazível para ser um lugar minado. Os encarregados de educação devem saber que os seus filhos, nesse lançar de facas, são apanhados nas trajectórias quando coincidem no mesmo caminho, e coincidem sempre porque pisam o mesmo espaço dos professores que atacam e dos professores que se defendem. Inocentemente, os alunos apanham com estilhaços de lâminas estilhaçáveis. É preciso que os encarregados de educação saibam que nas escolas em vez de haver entusiasmo há desânimo, em vez de paz há guerra, em vez de cordialidade há hostilidade, em vez de integridade há hipocrisia; tudo isto porque nas escolas há medo. Há escolas onde a sala de professores está permanentemente dividida, abstractamente dividida, mas tensamente dividida entre os professores que entregaram os objectivos e os professores que não entregaram os objectivos. Há escolas onde os punhais-palavras brilham de lâmina afiada e embora não se destinem os golpes aos alunos, são os alunos que mais sentirão este ambiente bélico, fratricida, de irmãos contra irmãos.

Os encarregados de educação devem saber que é a avaliação de desempenho dos professores a mãe destas guerras.

O objectivo do Ministério da Educação em tornar melhor a aprendizagem e a competência dos professores, foi completamente invertido e pulverizado: não se ensina em clima de guerra, nem os professores são melhores quando, entre eles, saltitam de olhos odiosos, sentimentos fratricidas ( de repente, os professores que o Ministério, ironicamente, irmanou na luta, viram-se uns contra os outros e nada pior que o ódio, a inveja, a raiva entre irmãos). Os encarregados de educação devem saber que os seus educandos são tão intensamente prejudicados como são inocentes.

Para se ensinar deve ter-se serenidade, deve ter-se entusiasmo, deve ter-se orgulho. Três substantivos completamente esmigalhados e convertidos em raiva, desânimo, e frustração.

E, pelos vistos, as coisas vão piorar.

Por: Manuel António Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário