quinta-feira, 12 de março de 2009

Jovens ocupam Centro de Emprego



No âmbito do
Mayday Lisboa 2009, um grupo de jovens ocupou as instalações do Centro de Emprego da Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. "Aqui não há emprego!" foi o mote da acção, registada em vídeo. Os jovens protestaram contra a precariedade e também contra o desemprego que afecta cada vez mais pessoas, "muito mais do que dizem as estatísticas". Os jovens irromperam de megafone e panfletos na mão nas instalações do centro de Emprego da Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. A acção decorreu de forma pacífica, suscitando o incómodo de alguns dos responsáveis do centro e a curiosidade dos que ali procuravam trabalho.

A iniciativa foi promovida pelo Mayday Lisboa 2009, um conjunto de jovens que preparam todos os anos um desfile no dia 1 de Maio contra a precariedade e o desemprego, tal como acontece em muitos outros países.

Em comunicado, os jovens avisam que há muito mais do que os 500 mil desempregados que dizem as estatísticas e acusam o governo de diminuir o valor dos subsídios dos desempregados com menos anos de descontos. Além disso, denunciam a obrigatoriedade em comparecer de 15 em 15 dias no Centro de Emprego e a desconfiança com que são tratados os desempregados. "Os desempregados são tratados como criminosos e os Centros de Emprego são hoje locais de perseguição aos desempregados e não servem para o que deviam".

A bonomia do governo com os bancos é também criticada pelo Mauday Lisboa 2009: "O que não há para os trabalhadores, desempregados e reformados passou a haver para bancos e grandes empresas."

Esta quarta-feira às 21h, na Associação Solidariedade Imigrante, realiza-se a próxima Assembleia Mayday Lisboa 2009, aberta a "toda a gente".

Sem comentários:

Enviar um comentário