terça-feira, 17 de março de 2009

Juntar forças no secundário!



No dia 1 de Fevereiro foi criada a Plataforma Estudantil AGE! , numa assembleia de estudantes do secundário, em Lisboa. Esta nova Plataforma, sucessora da Plataforma Directores Não, tem como objectivo abranger desde estudantes individuais a Associações e colectivos estudantis por todo o país. Neste momento, a AGE está a lançar uma campanha de mobilização dos estudantes para manifestações locais contra esta política educativa, no dia 24 de Março, dia do Estudante.

A Plataforma “Directores Não!”, agora extinta, foi formada em Fevereiro de 2008, sendo uma plataforma de estudantes do ensino secundário e básico, trabalhando essencialmente em Lisboa, contra os directores nas escolas (substituição agora generalizada de um conselho executivo inteiro por um único director, omnipotente).

Entretanto, o novo estatuto do aluno trouxe a necessidade de uma nova plataforma de estudantes mais abrangente e indo ao encontro às necessidades e insatisfações dos alunos. A plataforma manteve-se contra os directores mas incluiu agora reivindicações de há muitos anos do movimento como a crítica às aulas de substituição, a (falta de) educação sexual nas escolas, a falta de condições materiais e humanas, o desinvestimento na Acção Social Escolar, o peso dos exames nacionais na avaliação do aluno, etc.

A nova Plataforma apresenta-se como Plataforma Estudantil AGE e trabalha agora a nível nacional. As áreas de intervenção são para já Lisboa, Setúbal e Porto (trabalhando em conjunto com o MESP – Movimento de Estudantes do Ensino Secundário do Porto), estando em curso contactos para alargar para mais cidades como Aveiro, Viseu, Faro, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário